Hemocultura automatizada
AS VANTAGENS DA HEMOCULTURA AUTOMATIZADA
A Sepse deve ser diagnosticada rapidamente, porém, pelos métodos convencionais isso nem sempre é possível. Visando melhorar e agilizar o diagnóstico na medicina veterinária, o Provet apresenta a HEMOCULTURA AUTOMATIZADA:
– Sistema Ultrassensível: Monitoramento das amostras a cada 10 minutos;
– Agilidade no Diagnóstico: Detecção bacteriana precoce; – Inibição de Antibióticos: Presença de resinas inibidoras de antibióticos no frasco;
– Resultado Parcial: Entrega de um laudo parcial ao veterinário com informação atualizada (detecção de bactéria gram-positiva ou gram-negativa) assim que houver crescimento bacteriano; – Laudo Final: Identificação automatizada com detecção de marcadores de resistência e antibiograma realizado pela MIC (Concentração Inibitória Mínima). AVANÇOS NO DIAGNÓSTICO MICROBIOLÓGICO
O Provet modernizou o diagnóstico microbiológico com a implantação do Método Automatizado da Identificação Bacteriana e de seus marcadores de resistência, trabalhando com a avaliação da sensibilidade bacteriana baseada na MIC estipulada por padrões internacionais.
Os resultados são monitorados e liberados por médicos veterinários especialistas na área.
A MICROBIOLOGIA AUTOMATIZADA É A SOLUÇÃO MAIS MODERNA PARA A ESCOLHA DO TRATAMENTO EFICAZ
Preparo Paciente
O ideal é que o paciente não esteja sob tratamento de antibióticos, porém, caso esteja, não impede a realização do exame. O frasco fornecido pelo Provet possui resinas inibidoras de antibióticos, visando diminuir a interferência destes no exame. Se o paciente estiver sob tratamento, o indicado é coletar a amostra aproximadamente 1 hora antes da próxima administração do antibiótico. Não é recomendado coletar durante o pico febril, mas sim na ascensão da temperatura, caso possível.
Preparo da Amostra
A hemocultura pode ser realizada como coleta única, 2 amostras ou 3 amostras. No caso de mais de 1 amostra, quem decide de quais pontos coletar e o intervalo entre as coletas é o médico veterinário solicitante. Caso precise, a equipe da Microbiologia está à disposição para conversar sobre o caso e auxiliar na decisão. Caso seja coletada mais de 1 amostra, cada punção deve ser colocada em um frasco diferente, devidamente identificado com nome, data, horário e local de cada coleta. Os frascos de hemocultura são fornecidos pelo Provet mediante solicitação do médico veterinário, acompanhados do guia de Orientações Gerais para coleta de Hemocultura. ATENÇÃO: EXISTEM FRASOS PARA HEMOCULTURAS PARA BACTÉRIAS AERÓBIAS E ANAERÓBIAS, verificar o frasco correto de acordo com o exame solicitado. Os frascos devem ser mantidos em temperatura ambiente antes e depois da coleta e devem chegar ao laboratório em até 48 horas. Se a suspeita for Brucella, deve ser descrita na requisição e no frasco.
Tipo de Amostra
SangueRecebimento da Amostra
Recebimento de amostra em todas as unidadesPrazo de entrega
10 diasPerguntas Frequentes
Veja as respostas para as perguntas mais frequentes da Provet..
Os resultados podem ser obtidos de forma impressa junto às unidades, via e-mail, através do portal de laudos em nosso site (com sua senha pessoal) ou pelo telefone (exclusivo para veterinários).
O Provet aceita pagamentos em dinheiro, cartões de débito ou crédito. É necessário realizar o pagamento no ato do procedimento ou entrega do material. Entre em contato com a nossa central de atendimento para confirmar as formas de pagamentos disponíveis.
Da mesma forma que o jejum alimentar, para alguns procedimentos o jejum hídrico é obrigatório e para outros é apenas aconselhável. Consulte o Provet e verifique os detalhes de preparo para cada procedimento.
Consulte seu veterinário sobre qual exame será realizado e se há a necessidade de jejum prolongado ou não. É necessário também confirmar se no dia da realização do exame existe a necessidade da aplicação da insulina, já que o animal não vai se alimentar.
Para alguns procedimentos o jejum alimentar é obrigatório e para outros é apenas aconselhável. Consulte o Provet e verifique os detalhes de preparo para cada procedimento.
O Provet é um centro de diagnóstico veterinário voltado à realização de exames de imagem, laboratoriais e especialidades, que atua no apoio às clínicas veterinárias. O Provet não é um hospital ou uma clínica veterinária.
Sim. Todos têm acesso aos benefícios do Provet, porém existem vários diferenciais para clínicas e profissionais conveniados. Dentre os serviços oferecidos, destaca-se a retirada de exames nas clínicas sem custo adicional. Entre em contato com a gente pelo número (11) 4210-7200 e saiba mais sobre esta e outras vantagens exclusivas.
Sim. O Provet disponibiliza um Canal Veterinário destinado ao esclarecimento de dúvidas e discussões de casos clínicos com os veterinários responsáveis pelos pacientes, por meio do telefone: (11) 4210-7200.
Não. O Provet apenas realiza os exames solicitados. Todas as dúvidas deverão ser resolvidas com o veterinário clínico solicitante. O suporte oferecido pelo Provet para o esclarecimento de dúvidas e discussões clínicas é apenas dirigido ao veterinário responsável.
Sim. Entre em contato com a Logística Provet pelo telefone (11) 4210-7200 ou WhatsApp (11) 96076-0437 e solicite a retirada do material. Para clientes conveniados das cidades atendidas, não há custo adicional envolvendo este tipo de retirada. Neste caso, o custo do exame será o mesmo se você optar pela coleta ou entrega do material diretamente em nossas unidades. Entre em contato com a nossa logística para confirmar se sua cidade é atendida.
Não. Para tais atendimentos e procedimentos recomendamos procurar o veterinário clínico responsável pelo seu pet.
Porque o Provet realizará somente os exames indicados pelo veterinário clínico que já avaliou as condições do animal e direcionou as suspeitas para determinada patologia. Uma vez realizados os exames, o tratamento (baseado no diagnóstico) será conduzido pelo veterinário clínico.
Para a sua própria comodidade, aconselhamos que todos os procedimentos sejam realizados com hora marcada. No entanto, existem situações de urgência e, diante delas, alguns exames poderão ser realizados por meio de encaixe. Entre em contato com nossa Central de Atendimento (11) 4210-7200, que vamos te direcionar da melhor maneira.
Consulte na os detalhes das nossas Unidades https://www.provet.com.br/institucional/unidades e informe-se sobre os horários de atendimento em cada um de nossos endereços.
Entre em contato com a gente através do menu Trabalhe Conosco e selecione o seu setor de interesse, sinalizando no campo “mensagem” que trata-se de uma oportunidade para estágio.
Não, o jejum é realizado de acordo com o metabolismo do seu animal. Alguns animais precisam de um jejum menos rigoroso e outros de um jejum mais prolongado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente!
Não. Alguns procedimentos são realizados em unidades específicas. Entre em contato com a unidade de sua preferência e confirme se o exame pode ser feito naquele endereço.
Sim, porém o atendimento será feito na forma de encaixe e há risco de espera por tempo indeterminado. Para alguns procedimentos, cumprir o horário marcado é imprescindível. Nesses casos, entre em contato e comunique o atraso para ser orientado corretamente. Nós, inclusive, aconselhamos chegar com 30 minutos de antecedência para evitar atrasos nos procedimentos.
Ainda tem perguntas?
Entre em contato com o Provet, ficaremos felizes em te responder.
Unidades de atendimento Provet.
Confira a localização das quatro unidades do Provet! Cada uma é equipada com o melhor da veterinária para receber os pets e seus tutores.
Rua Professor Oswaldo Teixeira, 383
Vila Progredior – São Paulo
CEP: 05617-020
Seg a Sex – 8h às 17h
Sáb – 7h30 às 15h
Domingos e feriados – Fechada
(11) 4210-7200
Avenida dos Carinás, 635
Moema – São Paulo
CEP: 04086-011
Seg a Sex – 7h às 17h
Sáb – 7h às 15h
Domingos e feriados – Fechada
(11) 4210-7200
Rua Francisco Zicardi, 16
Jardim Anália Franco – São Paulo
CEP: 03335-090
Seg a Sex – 7h às 17h
Sáb – 7h às 15h
Domingos e feriados – Fechada
(11) 4210-7200
Avenida Indianópolis, 1465
Indianópolis
CEP: 04063-002
Seg a Sex – 7h às 21h
Sáb e feriados – 7h às 17h
Domingos – Fechada
(11) 4210-7200